Conceituação

Conceituação da obra.

 

Venho pintando, desenhando e pesquisando e pensando sobre a obra que desenvolvo e sobre o que tento expressar a partir dela. Isto mesmo, fiz o caminho contrário, dei mais prioridade ao instintivo e intuitivo e só agora me deparo com esta tarefa de conceituar o meu caminho nesta arte pictórica.

 

Percebo não mais o dualismo entre ser e matéria, mas parto de uma concepção holística. Ou seja, não compreendo que existam dois acontecimentos separadamente acredito que é só. A natureza, em sua organicidade, tem muito de abstrato e o abstrato nada de acaso. Existe simetria na unidade embora nem sempre exista simetria em um conjunto que contenha o plural desta unidade.

Há simetria na individualidade e plena harmonia, harmonia que tende a desaparecer de acordo com o posicionamento frente ao mundo externo posto que nosso sistema de valoração disfarce o substancial: essencialmente o valor não está no objeto dado e sim na ótica pertinente ao ser indiferente de seu posicionamento no mundo físico ou no mundo das ideias considerado isoladamente.

A priori não existe corpo físico ou corpo etéreo apenas, existe a junção e a expressão deste espaço corporal assim entendido e, deste modo a possibilidade de criar meios de ampliar este espaço e influir no universo social.

A presença em minha obra de elementos classicamente considerados antagônicos como o figurativo, o abstrato orgânico e ou geométrico, gera uma composição se aparenta surreal sendo sempre algo harmonioso com partes que se impõem como um todo representando, assim, o que  teimo em denominar real existência. Existe algo de místico e fantasioso que se projeta por uma estética  renascentista e modernista, trazendo um aditivo de pureza primitiva e se impondo, às vezes protegida por sua forma quintessenciada, em estado hibrido e processualmente arbitrário.

 

Aud D’Angelo Dias

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s